titulo-news
Início > Notícias > Corda do Círio 2013 chega à capital paraense

Corda do Círio 2013 chega à capital paraense

Diretores recebem a corda do cirio

 

Hoje (20), às 10 h, a corda do Círio 2013, um dos principais ícones do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, chegou a Belém e foi recebido, com muita alegria, pelos diretores da festa na “Estação dos Carros” no centro Social de Nazaré.

A história nos mostra que a cada ano, milhares de fiéis disputam um espaço na corda do Círio, buscando o pagamento de suas promessas, além de prestar justa homenagem à Virgem de Nazaré. "Ir na corda", como normalmente é dito, é considerado um dos maiores atos de fé e devoção à Mãe de Jesus. Com este entendimento, os diretores presentes no evento, ressaltaram como de fundamental importância, a campanha que será lançada brevemente pela Arquidiocese de Belém, que buscará conscientizar aos romeiros que não devem cortar a corda antes do final da procissão.

Kléber Vieira, Coordenador da festa do Círio 2013, falou da importância da campanha dizendo: “é importante lembrar que a corda deve ser mantida atrelada até o final da procissão, pelos seguintes motivos: primeiro, pela segurança; segundo a facilidade dos promesseiros em puxar; terceiro a oportunidade de pagar a promessa até o fim e; quarto levar a corda abençoada, uma vez que ela só recebe a benção, do Dom Alberto, no final da procissão”.

 A campanha está sendo finalizada e será lançada dez dias antes da realização do Círio pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.

 

corda cirio 2013

A corda do Círio 2013 foi produzida em Santa Catarina e mantém as mesmas características da usada no ano passado medindo, portanto, 800 metros de comprimento e 50 milímetros de diâmetro. O seu transporte até Belém foi por via rodoviária e, aderindo aos apoiadores da grande festa, o frete foi doado à Virgem de Nazaré, pelos proprietários da Transportadora Novo Progresso, empresa paraense de transporte rodoviário que, assim, se junta a um número cada vez maior de empresas que trabalham em conjunto com a Diretoria da Festa.

A corda é feita de sisal e será dividida em dois pedaços iguais de 400 metros. Um deles será usado na Trasladação e outra metade na grande romaria do domingo, nesta que será a 221ª edição do Círio de Nazaré.

 

Por Wanessa Viana 

Fotos: Fabrício Coleny

rodapeimg

2013 - www.basilicadenazare.com.br / Todos os direitos reservados para Basílica de Nazaré - By Jungle