Diretoria da Festa de Nazaré
A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) foi criada em 1910 e hoje é formada por componentes católicos ligados às várias paróquias da Arquidiocese de Belém, que tem como missão organizar uma das maiores festas religiosas do mundo, o Círio de Nazaré, juntamente com os Padres Barnabitas e a Arquidiocese de Belém.
secretaria@ciriodenazare.com.br / imprensa@ciriodenazare.com.brA Diretoria pode ser composta por até 35 diretores, sendo cinco beneméritos e trinta com mandato provisório. Um regimento interno define deveres, obrigações e condições para execução das atividades da Diretoria da Festa, dentre as quais garante o trabalho voluntário (não remunerado) de todos os membros.
Os membros da DFN têm mandato de um ano, com exceções para os beneméritos, com mandado vitalício, o coordenador atual e o anterior, que ambos têm mandato de até dois anos. A DFN é composta por oito diretorias executivas, as quais são de Evangelização, Procissões, Decoração, Administrativo-financeira, Arraial e Arrecadação, Eventos, Marketing, Engenharia e Patrimônio. Cada diretoria tem um membro responsável.
O Diretor-Presidente é o Reitor da Basílica Santuário de Nazaré, atualmente é o Pe. Francisco Assis Maria de Oliveira, CRSP, e como membro nato, não se sujeita a tempo determinado.
História da DFN
No início das festividades do Círio, em 1793, o responsável pela organização da festa foi o governador Souza Coutinho. Depois, irmandades e confrarias eram encarregadas de organizar os festejos, em uma sucessão anual, até a criação da Diretoria. Embora, oficialmente, só participem da composição da diretoria os homens, o trabalho é feito por casais, cabendo às esposas vários detalhes da Festa, além do apoio aos eventos que antecedem e sucedem as procissões do calendário oficial do Círio de Nazaré.