Pastoral da Acolhida
“Acolher, independentemente da cor, da raça, da religião ou credo, do estado físico e mental. Acolher por meio do elo com Círio, pelo amor a Nossa Senhora de Nazaré.”
Centro Social de Nazaré, sala 06.
pastoralacolhida1920@gmail.comO trabalho desenvolvido pela Pastoral da Acolhida da Paróquia de Nazaré, que, há 24 anos, atua amparando romeiros e peregrinos que vêm de todas as regiões do Brasil e do mundo para participar da maior manifestação de Fé da Igreja Católica: o Círio de Nazaré.
Criada em 2001 pelo Padre Barnabita Sílvio Jaques, a Pastoral nasceu da necessidade de um atendimento fraterno aos romeiros que vinham em longas caminhadas, passando dias e até semanas, em peregrinação rumo ao Santuário da Rainha da Amazônia. Diante dessa visão solidaria, ele convidou um grupo de paroquianos para auxiliar na criação de um movimento que amparassem esses devotos. No começo, a Pastoral foi conduzida pelas voluntárias Socorro Almeida (conhecida como Tia Socorro) e Dolores Duarte (Tia Dorinha), que organizaram a infraestrutura para o atendimento aos romeiros por meio de doações como água mineral, materiais de primeiros socorros e alimentos diversos, por conta da proporção que esse ato de amor ao próximo tomou ao longo dos anos.
Em 2009, precisamente no dia 31 de maio, o então Pároco da Paróquia de Nazaré, Padre José Ramos das Mercês, inaugura o espaço denominado “Casa de Plácido”, localizado no subsolo do Centro Social de Nazaré. O nome do espaço é em homenagem ao caboclo paraense Plácido José de Souza, que achou a pequena Imagem de Nossa Senhora de Nazaré às margens do rio Murucutu, no ano de 1700.
Tendo como Diretor Espiritual o Padre Barnabita Francisco Assis de Oliveira, a Pastoral da Acolhida conta com 13 Equipes de trabalho, distribuídas em: Acolhimento, Atendimento, Brechó, Casa Coração Imaculado de Maria, Cozinha, Espiritualidade, Lava-pés, Limpeza, Massagem, Ministério de Música, Recepção, Saúde e Secretaria.