X
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.

Leia a nossa Política de privacidade na integra.
Aceitar e fechar
 

A Igreja celebra a canonização de Carlo Acutis

Cerimônia ocorreu na manhã deste domingo, em Roma, presidida pelo Papa Leão XIV

Notícias da Igreja

07.09.2025 - 06:00:00 | 3 minutos de leitura

A Igreja celebra a canonização de Carlo Acutis

7 de setembro está na história da nossa amada Igreja Católica. Temos o primeiro santo “Millenial”, o Padroeiro da Internet, São Carlo Acutis. O jovem tornou-se exemplo de santidade com somente 15 anos e dizia que a Eucaristia era seu “caminho para o Céu” e criou um site para divulgar os Milagres Eucarísticos. A celebração solene ocorreu na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano, presidida pelo Papa Leão XIV, com a presença de centenas de fiéis e peregrinos.


O adolescente, falecido em 2006, aos 15 anos, tornou-se conhecido por criar um site (www.miracolieucaristici.org) com o intuito de documentar os Milagres Eucarísticos reconhecidos pela Igreja, que aconteceram ao longo dos séculos.


Quem foi Carlo Acutis?


Nascido em Londres, na Inglaterra, Carlo Acutis foi criado em Milão, na Itália, onde ainda criança tornou-se católico e devoto da Virgem Maria.


Além disso, Carlo Acutis era um amante de computadores e conseguiu unir as duas paixões ao criar um site dedicado à catalogação cuidadosa de cada milagre já relatado e para evangelizar.


O Brasil no caminho da canonização


Carlo Acutis foi beatificado em 2020 após seu primeiro milagre ter sido reconhecido pela Igreja: ele curou uma criança brasileira que tocou em uma relíquia sua no dia 12 de outubro de 2010 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Além disso, aconteceu outro milagre, reconhecido no ano passado, após uma jovem da Costa Rica ser curada após um acidente de bicicleta em 2022.


Sua morte


Carlo ficou enfermo no dia 2 de outubro de 2006. De início, parecia ser uma simples gripe, mas, com o passar dos dias, seu estado de saúde se agravou. Foi levado para uma clínica em Milão, onde foi diagnosticada uma leucemia fulminante do tipo M3.

Em 9 de outubro, foi transferido para o Hospital San Gerardo, em Monza. No dia seguinte, Carlo solicitou receber a Unção dos Enfermos e a Santa Comunhão, com a certeza de que estaria ao lado de Deus em breve.


No dia 11 de outubro, Carlo entrou em coma devido a uma hemorragia cerebral provocada pela leucemia. E às 6h45 da manhã do dia 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida, realizou sua Páscoa.


Seu funeral foi celebrado no dia 14 de outubro, na Paróquia de Santa Maria Segreta, em Milão. A igreja ficou tão cheia que muitos foram obrigados a acompanhar a cerimônia do lado de fora.


Em janeiro de 2007, o corpo de Carlo Acutis foi transferido do Cemitério Ternengo, no Piemonte, para o cemitério de Assis, Itália, segundo as orientações do Santo.


Ainda hoje, Carlo continua a interceder para que todos possam colocar Deus em primeiro lugar em suas vidas e dizer, como ele: “Não eu, mas Deus”; “Não o amor-próprio, mas a glória de Deus”; “A tristeza é olhar para si, a felicidade é olhar para Deus”.

Que possamos levar conosco o legado de Carlo Acutis para nossas vidas e, no cotidiano, levemos Deus, a grandeza de Nossa Senhora, para todos os que nos cercam, pois Maria nos aponta para o caminho da Salvação: Jesus Cristo. Rendamos graças pela canonização deste Santo que tanto fez pela Obra de Cristo.


Com fé, digamos: São Carlo Acutis, rogai por nós!



Texto: Allan Bentes - Ascom Basílica Santuário de Nazaré.

Fonte: Com informações dos portais Vatican News e Canção Nova.
Foto: Imagem Reprodução
Mais Notícias da Igreja
 
 
Copyright © 2026 - Basílica de Nazaré.
Todos os direitos reservados, navegando no site você aceita a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo