X
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.

Leia a nossa Política de privacidade na integra.
Aceitar e fechar
 

A Troca do Manto.

Artigos

10.10.2025 - 19:11:00 | 1 minutos de leitura

A Troca do Manto.

Aos 9 de outubro, na missa das 18h, na Basílica, após a comunhão, apresentou-se o novo manto de Nossa Senhora de Nazaré. Ele acompanhará a Imagem Peregrina até o próximo Círio. 


Desde tempos idos, a cada ano, confecciona-se um novo manto, inspirado no tema dos festejos. Este ano, a estilista teve como linha mestra a frase "Maria, mãe e rainha de toda criação". A obra final conversa, também, com o mosaico da árvore-da-vida presente no interior da Basílica de Nazaré, localizado ao lado da capela Nossa Senhora das Dores. 


Tal afresco expressa a relação dos dois madeiros: a árvore do fruto proibido descrita no livro do Gêneses e a cruz de Cristo. Nesta conexão teológica, Maria comunica em seu manto a mensagem da boa nova da salvação: Cristo redimiu a humanidade por meio da cruz. 



A cada ano, o manto traz consigo uma catequese cujo objetivo é elevar a alma do devoto, fazendo-lhe, por meio da arte, direcionar a mente a Deus. Portanto, a troca do manto é muito mais do que um ritual mecânico, antes, é um convite a volver o coração a um aspecto específico dos mistérios Divinos. 


Por Pe. Cavalcante - Pároco de Nazaré. 

Foto: Icaro Farias - Ascom Basílica Santuário de Nazaré
Mais Artigos
 
 
Copyright © 2026 - Basílica de Nazaré.
Todos os direitos reservados, navegando no site você aceita a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo