A Troca do Manto.
10.10.2025 - 19:11:00 | 1 minutos de leitura
Aos 9 de outubro, na missa das 18h, na Basílica, após a comunhão, apresentou-se o novo manto de Nossa Senhora de Nazaré. Ele acompanhará a Imagem Peregrina até o próximo Círio.
Desde tempos idos, a cada ano, confecciona-se um novo manto, inspirado no tema dos festejos. Este ano, a estilista teve como linha mestra a frase "Maria, mãe e rainha de toda criação". A obra final conversa, também, com o mosaico da árvore-da-vida presente no interior da Basílica de Nazaré, localizado ao lado da capela Nossa Senhora das Dores.
Tal afresco expressa a relação dos dois madeiros: a árvore do fruto proibido descrita no livro do Gêneses e a cruz de Cristo. Nesta conexão teológica, Maria comunica em seu manto a mensagem da boa nova da salvação: Cristo redimiu a humanidade por meio da cruz.

A cada ano, o manto traz consigo uma catequese cujo objetivo é elevar a alma do devoto, fazendo-lhe, por meio da arte, direcionar a mente a Deus. Portanto, a troca do manto é muito mais do que um ritual mecânico, antes, é um convite a volver o coração a um aspecto específico dos mistérios Divinos.
Por Pe. Cavalcante - Pároco de Nazaré.
Missão e esperança: o Jubileu continua em nós, caminhemos como peregrinos, mas agora somos também missionários."O Jubileu da Esperança não é e nunca será apenas um evento litúrgico, mas um chamado à conversão profunda."
COP30: A preservação da fé no coração da Amazônia"Do Senhor é a terra e tudo o que nela há, o mundo e aqueles que nele vivem" (Sl 24:1).
Pe. Vitaliano Vive!!!
A relíquia de São Carlo na Basílica Santuário: Jovem santo bem perto de nós!


