X
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.

Leia a nossa Política de privacidade na integra.
Aceitar e fechar
 

Devotos celebram São Brás em sua festividade

Com o tema: “Com São Brás, na missão de encontrar Jesus no irmão”, a comunidade celebra sua festividade desde o dia 4 de janeiro.

Notícias do Santuário

22.01.2026 - 17:39:00 | 4 minutos de leitura

Devotos celebram São Brás em sua festividade

Com o tema: “Com São Brás, na missão de encontrar Jesus no irmão”, a comunidade celebra sua festividade desde o dia 4 de janeiro. A Comunidade convida os paroquianos de Nazaré e o povo de Deus para congregar durante a celebração dos festejos em honra ao Padroeiro da garganta e da saúde.


A programação da festividade foi organizada para que os devotos aproveitem cada momento com alegria, fé e devoção. Haverá Celebrações Eucarísticas, Novena a São Brás, Adoração ao Santíssimo Sacramento e procissão em honra ao Padroeiro, além da quermesse, que será realizada no salão da comunidade, com vendas de comidas típicas e atrações musicais.


Para o Pároco de Nazaré, Padre Francisco Maria Cavalcante, o momento é oportuno para a contemplação do testemunho do padroeiro, que viveu a caridade, a coragem e a fidelidade ao Evangelho. “Celebrar São Brás é mais do que recordar sua história; é assumir o compromisso de reconhecer Cristo presente em cada irmão e irmã, especialmente nos mais necessitados, sofredores e esquecidos”, explica.



A festividade de São Brás vai até o dia 3 de fevereiro. Participe deste momento de fé e alegria, que mobiliza toda a Paróquia de Nazaré em prol da evangelização.


Programação da Festividade:

25/1 - Missa de Abertura da Festividade e Almoço - 9h;

26/1 – Novena ao Padroeiro, seguida de Santa Missa e quermesse – 19h;

27/1 - Novena ao Padroeiro e Palestra evangelizadora – 19h30;

28/1 - Novena ao Padroeiro, seguida de Santa Missa e quermesse – 19h;

29/1 - Novena ao Padroeiro, seguida com o momento de Partilha – 19h;

30/1 - Novena ao Padroeiro, seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento – 19h;

31/1 - Novena ao Padroeiro, seguida de Santa Missa e, ao final, quermesse em frente à comunidade – 19h;

1°/2 – Procissão do Padroeiro, seguida de Santa Missa – 8h;

2/2 – Novenário, seguida de Santa Missa e quermesse – 19h;

3/2 - Dia do Padroeiro São Brás – Celebração da Santa Missa Solene, com a Bênção das Gargantas – 19h.


História de São Brás

São Brás nasceu na Armênia no século III. Sua educação foi marcada por valores cristãos sólidos, influenciada pela devoção de seus pais. Desde jovem, ele demonstrou notável sabedoria e compaixão, motivos pelos quais se tornou médico. Após ficar diante de tantas misérias humanas, decidiu caminhar para o lado sacerdotal, se tornando bispo de Sebaste, onde exerceu seu ministério até o ano de sua morte, em 316.


São Brás dedicou sua vida a Deus e a cuidar não só do corpo, mas da alma das pessoas. Dedicou-se à oração e ao estudo das Escrituras Sagradas. Sua devoção levou-o a uma profunda compreensão da fé cristã, preparando-o para os desafios que viriam.


A reputação de São Brás como líder espiritual cresceu e, após o falecimento do Bispo de Sebaste, assumiu as funções episcopais com zelo, trabalhando para fortalecer a comunidade cristã em meio às adversidades, além de, por sua fama de santidade, atrair milhares de pessoas que buscavam por curas e consolos.


Durante o reinado do imperador romano Licínio, iniciou-se uma intensa perseguição aos cristãos. São Brás, firme em sua fé, recusou-se a renunciar ao cristianismo, o que resultou em sua prisão. 


No caminho para a prisão, o santo se encontrou com uma mãe cujo filho estava engasgado com uma espinha de peixe. As orações fervorosas de São Brás foram atendidas, e o menino foi milagrosamente curado. Esse evento levou a uma veneração especial de São Brás como protetor da garganta.



Faça esta oração, abaixo, ao padroeiro São Brás:

“Ó bem-aventurado São Brás, que recebeste de Deus o poder de proteger os homens contra as doenças da garganta e outros males, afastai de mim a doença que me aflige. Conservai a minha garganta sã e perfeita para que eu possa falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus.”


Glorioso São Brás – rogai por nós.


Texto: Allan Bentes | Ascom Basílica Santuário de Nazaré.

Fonte: Com informações dos portais Minha Biblioteca Católica
Foto: Barbara Matoso - Ascom Basílica Santuário de Nazaré
Mais Notícias do Santuário
 
 
Copyright © 2026 - Basílica de Nazaré.
Todos os direitos reservados, navegando no site você aceita a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo