X
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.

Leia a nossa Política de privacidade na integra.
Aceitar e fechar
 

Rádio: “sinônimo” de evangelização.

Comemoramos neste dia 13 de fevereiro um dos meios de comunicação mais antigos do mundo

Artigos

13.02.2026 - 06:00:00 | 4 minutos de leitura

Rádio: “sinônimo” de evangelização.

Você, querido leitor e devoto da Virgem de Nazaré, deve ter se perguntado se rádio é, realmente, sinônimo de evangelização, correto? Mas estas aspas trazem para ti um significado que transcende o que seria propriamente dito para este pequeno objeto, que também dá nome para um dos grandes meios de comunicação de massa.


Hoje, 13 de fevereiro, celebramos com alegria e singela lembrança afetiva – pode-se dizer assim – o dia mundial daquele instrumento que, para muitos dos devotos, foi o único meio de comunicação com o mundo, trazendo alegrias, informações e cultura, num misto de emoções que o torna emblemático: o rádio.


Vamos para o ponto deste artigo/reportagem: dizer que o rádio não evangeliza é como o vento não ter importância para o mar. Por meio deste grande meio de comunicação, os devotos puderam e podem “ver” – por meio do som – momentos históricos que aproximam o devoto de e para Deus. 


Momentos marcantes do rádio no Brasil e no mundo.

Cito para você cinco momentos emblemáticos: a primeira transmissão de rádio no país ocorreu em 7 de setembro de 1922, durante as comemorações do centenário da Independência do Brasil. Na ocasião, foram transmitidos o discurso do presidente Epitácio Pessoa e trechos da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes.


Em 1953, Papa Pio XII saudou os participantes do VI Congresso Eucarístico Nacional, realizado no período de 17 a 20 de agosto em Belém do Pará, por meio de uma transmissão de rádio, em português. Em sua mensagem, exaltou a Eucaristia e destacou a demonstração de amor do povo de Belém e de todo o Brasil à Virgem Maria.


Um outro momento é a inauguração da Rádio Vaticano, em 1931. O Papa Pio XI inaugurou a emissora com uma mensagem em latim, intitulada “Qui arcano Dei”, marcando o início da presença pontifícia nas ondas de rádio para falar o Evangelho para todas as nações.


E para a expansão das Obras de Deus em terras amazônicas, em 1960, com muito esforço, o bispo Barnabita Dom Eliseu Maria Corolli, com ajuda do Padre – na época – Miguel Maria Giambelli (CRSP), fundaram a Rádio Educadora de Bragança, no Pará, com o objetivo de promover para o povo da região uma programação que enaltecesse a educação, cultura, esporte e evangelização.


Belém do Pará tem história com o rádio, por sediar a quarta emissora mais antiga e em atividade do Brasil: a Rádio Clube do Pará (PRC5 – A voz que fala e canta para a planície). A novidade surgiu cinco anos depois da abertura da primeira rádio brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923. A data da transmissão inaugural da Rádio Clube foi em 22 de abril de 1928. À frente deste grande empreendimento estavam os pioneiros e nomes conhecidos da cidade, como o advogado Roberto Camelier e o jornalista Edgar Proença.


Entre os meios de comunicação tradicionais e tecnológicos existentes, o rádio permanece vivo nas Frequências Moduladas (FM) e, em raríssimas ocasiões, em Amplitudes Moduladas (AM) – uma nota do autor: o Governo Federal decretou, em 2013, a migração das rádios AM para o FM, focando na qualidade da transmissão, mas, em alguns lugares, continuará existindo em caráter regional.


Hoje, contamos com o advento da internet, onde o rádio expandiu-se, levando à criação de outra categoria de transmissão: a web rádio. O modelo foi criado na década de 90 – por volta de 1993 – e popularizou-se pelo Brasil no início dos anos 2000.

Mesmo com o advento das plataformas de streaming, entregando conteúdo on-demand (sob demanda), o rádio funciona tanto como uma ferramenta de apoio às questões da sociedade quanto na promoção cultural.


Rádio Basílica de Nazaré – Conectados na Fé.

E na Casa da Rainha da Amazônia não poderia ser diferente: todos os dias, a qualquer momento, você pode sintonizar a Rádio Basílica de Nazaré. Aqui, você encontra informações atualizadas sobre o que acontece no Santuário da Rainha da Amazônia.

Aqui, você ouve as novenas, terços, participa das Santas Missas realizadas na Casa da Rainha da Amazônia e muito mais. E para você acessar, é muito simples: acesse o nosso site https://www.basilicadenazare.com.br/ e clique na aba “Rádio Basílica” e pronto; você já está ouvindo. Além disso, você pode acessar pelo aplicativo RadiosNet, disponível para os sistemas Android, iOS e Windows.


Origem do Dia Mundial do Rádio

O Dia é comemorado em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa foi simultânea para seis países. 


A data foi criada e oficializada em 2011 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado em 2012. 


Temos, também, outras datas importantes relacionadas à radiodifusão, como:

Dia do Rádio (Brasil) – 25 de setembro;

Primeira transmissão de rádio no país (1922) – 7 de setembro;

Dia do Radioamador – 5 de novembro;

Dia do Radialista – 7 de novembro.


Por Allan Bentes – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Fonte: Com informações dos portais Calendarr Brasil, Vatican News e Ministério das Comunicações.
Foto: Imagem Reprodução
Mais Artigos
 
 
Copyright © 2026 - Basílica de Nazaré.
Todos os direitos reservados, navegando no site você aceita a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo