X
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.

Leia a nossa Política de privacidade na integra.
Aceitar e fechar

Pe. Arthur Maria Couto

Vigário na Paróquia de Nazaré


Padre Arthur Maria do Couto Monteiro nasceu no dia 13 de agosto de 1940, na capital do estado do Rio de Janeiro. O sacerdote é filho de Helena Sebastiana do Couto e Manoel Ferreira Monteiro. Após realizar o seu curso primário, ingressou no Colégio Pedro II – Externato, onde fez o curso ginasial e científico.

Em 1960, ingressou na Sociedade Universitária Gama Filho – Posteriormente, Universidade Gama Filho – onde fez o curso de Bacharelado em Direito. Em 1973, ingressou na Faculdade de Humanidades Pedro II, onde fez o curso de Bacharelado e Licenciatura em História. Posteriormente, trabalhou como professor em diversas escolas do estado e da cidade do Rio de Janeiro por alguns anos.

Em 1990, quando completou 50 anos, foi aceito como postulante na Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, onde foi direcionado para o Seminário Santo Alexandre Sauli, localizado na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, para prestar o curso de Teologia no Instituto São Tomás de Aquino. Em 1993, fez seu noviciado na Paróquia de Nossa Senhora de Loreto, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro e no dia 23 de janeiro de 1994 fez seus Primeiros Votos. De 1995 até 1996, como professo simples, concluiu sua pós-graduação em Direito Canônico.

Em 11 de janeiro de 1997, fez sua Profissão Solene, realizada na capela da Mãe da Divina Providência do Colégio Zaccaria, no Rio de Janeiro. No dia 15 de novembro do mesmo ano, foi ordenado Diácono na Paróquia de Nossa Senhora de Loreto. No dia 4 de julho de 1998, foi ordenado Sacerdote Barnabita, com a Celebração Eucarística realizada na Paróquia de Nossa Senhora de Loreto, no Rio de Janeiro, permanecendo lá por sete anos.

Em 2005, foi transferido para a Paróquia São Rafael, em São Paulo, Capital, permanecendo por apenas 7 meses. Em 2006, foi para Belo Horizonte, permanecendo por 17 anos, inicialmente morando na casa dos religiosos anexo ao Colégio Padre Machado. Durante alguns anos foi Vigário na Paróquia Cristo Crucificado e em 2009 foi instituído Pároco, permanecendo até 2013. No mesmo ano, foi para o Seminário Santo Alexandre Sauli como formador de aspirantes e postulantes, além de vigário da Paróquia Cristo Crucificado até 2014.

Em 2022, viajou até o Pará a convite do pároco de Nazaré, Padre Francisco Maria Cavalcante, para conhecer a Basílica Santuário de Nazaré e, em 2023, por conta da unificação das Províncias Barnabíticas, foi transferido para a Basílica Santuário de Nazaré, onde exerce suas atividades religiosas até hoje.
Pe. Arthur Maria Couto
 
Copyright © 2025 - Basílica de Nazaré.
Todos os direitos reservados, navegando no site você aceita a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo