Pe. Josué Maria Bosco
Padre Josué Maria de Sousa Bosco nasceu no dia 4 de novembro de 1985 em Abaetetuba - PA. Filho de Maria Leci de Sousa Bosco e João Bosco, é o 5º filho de 7 irmãos. Na sua infância, frequentou a comunidade São Francisco de Assis e, em sua juventude, participava da comunidade São Domingos de Gusmão, ambas fazem parte da Paróquia do Divino Espirito Santo, em Abaetetuba.
Iniciou sua formação para a vida sacerdotal como seminarista na Diocese de Abaetetuba, no seminário Nossa Senhora de Guadalupe, em 2012. No ano de 2013, iniciou o curso de Filosofia no Instituto Regional de Formação Presbiteral em Ananindeua – PA. Em 2015, após conhecer o carisma dos Padres Barnabitas, transferiu seu processo formativo para a ordem religiosa, vivendo no ano de 2016 o denominado "Ano Canônico do Noviciado" e, em 2017, celebrou sua 1ª Profissão Religiosa na Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo.
Em 2018, vivenciou um período missionário na paroquia Mãe da Divina Providencia em Santiago, no Chile. No ano seguinte, retornou ao Brasil para iniciar a faculdade de Teologia no Instituto Teológico São Paulo de Estudos Superiores na capital do estado de São Paulo, concluindo o curso em 2022. No dia 5 de julho de 2023, celebrou sua Profissão Solene como Religioso Barnabita na Igreja de São Barnabé, em Milão, Itália. No dia 10 de julho do mesmo ano é ordenado diácono em Roma.
Sua ordenação Sacerdotal foi ocorreu no dia 4 de fevereiro de 2023 na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará. Padre Josué Maria de Sousa Bosco tem como devoção particular Nossa Senhora de Nazaré, por isso que o seu lema sacerdotal é uma citação bíblica, tirada do evangelho de São Lucas, referente a anunciação do Anjo a Virgem: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38).
Padre Josué é grato pela proteção que a Virgem de Nazaré oferece a sua vida e sua vocação. Para o padre, é uma alegria imensa vivenciar o ministério sacerdotal na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.Padre Josué Mª Bosco também tem forte devoção a São José e a Santo Antônio Maria Zaccaria que, segundo o padre, são dois Santos que marcaram a sua vida e sua vocação, com seus testemunhos de vida e entrega ao amor de Deus.