Guarda de Nossa Senhora de Nazaré
Fundada em 8 de novembro de 1974 pelo Padre Giovanni Maria Incampo, e pelo Dr. Nelson Ribeiro, coordenador da festividade do Círio na época, a Guarda de Nazaré é a maior guarda católica do mundo, possuindo um contingente de 2.700 integrantes, todos do sexo masculino e voluntários.
Centro Social de Nazaré, 66035-140, Nazaré, A Guarda de Nazaré, durante o ano inteiro, atua na Basílica Santuário de Nazaré e comunidades da Paróquia de Nazaré nas missas, procissões e demais eventos religiosos e sociais. Participa também, quando requisitada, em atividades nas paróquias da Arquidiocese de Belém, em outras cidades do Pará, do Brasil e do mundo.
Devido a sua importância social e religiosa, a Guarda de Nazaré é reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará, honraria concedia pela Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) e pela Santa Sé, o Vaticano, nos pontificados dos Papas Bento XVI e Francisco, como "símbolo de amor e devoção Mariana".
A parte social, em favor dos guardas e da sociedade, não é deixada de lado. O movimento realiza, periodicamente, campanhas de doação de sangue e alimentos, prevenção de doenças, agendamento de consultas médicas e ações sociais. Com 51 anos de história, a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré ganha cada vez mais reconhecimento na Igreja do Brasil, por meio da dedicação diária e voluntária dos seus Guardas, feita com amor e honra à Rainha da Amazônia, Nossa Senhora de Nazaré.
Nossa Senhora de Nazaré, rogai por nós!