X
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.

Leia a nossa Política de privacidade na integra.
Aceitar e fechar
 

Basílica Santuário de Nazaré entrega primeira etapa do restauro no dia 8 de setembro, com missa e programação especial

Belém (PA), setembro de 2025 – A Basílica Santuário de Nazaré e a Diretoria da Festa de Nazaré realizam, no próximo 8 de setembro, a entrega oficial da primeira fase do restauro da Basílica, que compreende a parte interna da Igreja, um marco histórico para a fé e a preservação do patrimônio histórico e cultural da Amazônia. A cerimônia conta com missa solene às 18h, presidida por Dom Júlio Endi Akamine, arcebispo metropolitano de Belém, e concelebrada pelos padres Barnabitas.

Notícias do Santuário

05.09.2025 - 10:42:00 | 4 minutos de leitura

Basílica Santuário de Nazaré entrega primeira etapa do restauro no dia 8 de setembro, com missa e programação especial

“Esta entrega celebra 21 meses de um trabalho intenso e inédito: é a primeira restauração integral da Basílica desde sua inauguração, em 1909. E tudo foi feito com o templo de portas abertas, respeitando a vivência de fé dos fiéis que frequentam diariamente o Santuário”, destaca Luci Azevedo, coordenadora geral do projeto de restauro.
A intervenção contempla a restauração de vitrais, forros, capitéis, pinturas, esculturas, elementos decorativos e das 16 capelas laterais da igreja.
Sobre a Basílica e o projeto de restauro
A Igreja é um marco histórico e religioso de Belém do Pará, conhecida por sua arquitetura majestosa e seu papel central na celebração do Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do Brasil.
A edificação centenária foi inaugurada em 1909. Se destaca por seus diversos estilos arquitetônicos, em especial o neoclássico e o eclético, com altares ricamente adornados e vitrais coloridos. Segundo dados da administração da Basílica, por mês circula no espaço, em média, cerca de 7.500 pessoas. É uma das únicas basílicas da Amazônia Brasileira, é a primeira e mais importante Basílica do Norte. Esse título só é concedido pelo Papa, o que torna mais significativo o projeto de restauração e conservação, e carrega consigo o selo do centenário, uma honraria que coloca em evidência mundial, o prédio religioso da Amazônia.
Os padres Barnabitas que são os responsáveis pela administração da Basílica Santuário, expressam a importância da realização da obra de restauração e conservação da Igreja.
“A Basílica de Nazaré é um dos lugares mais expressivos da Amazônia, restaurá-la significa preservar este ícone de valor indelével para o Pará e Brasil. Desde a fundação já se passaram 114 anos, e vendo os castigos que o tempo havia deixado na estrutura, se faz urgente a restauração criteriosa do espaço.”reforça padre Francisco Maria Cavalcante – pároco da Basílica Santuário de Nazaré
Patrimônio preservado, memória restaurada
A execução da obra de restauro da Basílica de Nazaré está a cargo da empresa paraense Link da Amazônia, reconhecida pela atuação em outros prédios históricos da capital paraense.
O projeto de restauro do Santuário é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet) e tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, reafirmando o compromisso com a preservação da memória e identidade amazônica. “Fomentar e valorizar a cultura amazônica é celebrar nossas origens, nossa história. A restauração da Basílica de Nazaré faz parte de um conjunto de iniciativas de valorização cultural que realizamos em Belém, como o Complexo Mercedários, o Museu das Amazônias e a Bienal das Amazônias. Essas ações reforçam nosso propósito de preservar nosso patrimônio histórico e cultural, ampliar acesso e recriar memórias”, destaca o diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto.
Programação do dia 8 de setembro
A programação inicia às 18h, com missa em ação de graças presidida por Dom Júlio e concelebrada pelos padres Barnabitas. Em seguida, às 19h, ocorre a subida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré ao Glória, marcando simbolicamente a entrega da etapa concluída. Também será feita a retirada das telas de proteção das capelas da nave lateral direita, permitindo ao público contemplar o resultado da obra.
Às 19h30, na área externa da Basílica, haverá a exibição de um vídeo com pequenos trechos sobre o processo do restauro e uma exposição fotográfica que revelam os bastidores e a complexidade da intervenção.
Serviço
Entrega da primeira etapa do restauro da Basílica Santuário de Nazaré Data: 8 de setembro de 2025 Horário: A partir das 18h (missa solene) Local: Basílica Santuário de Nazaré – Belém (PA)
Entrevistas para a imprensa: As entrevistas ocorrerão após a missa das 18h, na Sacristia da Basílica. Estarão disponíveis para atendimento:
 Dom Júlio Endi Akamine – Arcebispo Metropolitano de Belém
 Pe. Francisco Cavalcante – Pároco da Basílica e Coordenador Geral do Projeto
 Luci Azevedo – Coordenadora Geral das Obras de Restauro  Ana Carolina Alves- Diretora de Relações Institucionais Pará e Maranhão da Vale.
 Antonio Salame –Diretor de Engenharia e Patrimônio da DFN
Informações à imprensa: Arcângela Sena – (91) 99606-1150 – ASCOM Restauro da Basílica de Nazaré

Fonte: Ascom Restauro
Foto: Ascom Restauro
Mais Notícias do Santuário
 
 
Copyright © 2026 - Basílica de Nazaré.
Todos os direitos reservados, navegando no site você aceita a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo