Basílica Santuário de Nazaré realiza plantio no Dia da Amazônia
05.09.2025 - 10:46:00 | 2 minutos de leitura
Na
manhã desta sexta-feira, 5 de setembro, data em que se celebra o Dia da
Amazônia, a Pastoral do Meio Ambiente da Basílica Santuário de Nossa Senhora de
Nazaré promoveu uma ação especial de plantio em homenagem ao Papa Francisco,
inspirada na Encíclica Laudato Si’.
A iniciativa foi realizada em parceria
com a Embrapa Amazônia Oriental e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente
(SEMMA). O momento ocorreu na Praça Santuário e contou com a presença do pároco
de Nazaré, Padre Francisco Cavalcante, além de representantes da Pastoral do
Meio Ambiente, da SEMMA e da Embrapa.
Padre Cavalcante destacou a relevância
da ação: “Este plantio é muito mais do que um gesto simbólico: é um
compromisso com a vida, com a fé e com a missão que Deus nos confia de cuidar
da criação. Celebrar o Dia da Amazônia dessa forma é recordar que nossa
espiritualidade também passa pela responsabilidade de proteger e garantir um
futuro melhor para as próximas gerações.”

Foram plantadas quatro mudas — duas de ipê-rosa
e duas de pau-preto
— que receberam os nomes Nossa Senhora da Providência, Padre Afonso Di Giorgio,
Nossa Senhora de Nazaré e São José, simbolizando fé, devoção e compromisso com
a vida.
A iniciativa configurou-se como um gesto
concreto de fé e consciência ambiental, deixando um legado simbólico no coração
da Amazônia.
Texto:
Babi Matoso – Ascom Basílica Santuário de Nazaré
- Basílica Santuário de Nazaré divulga edital para construção do Centro Cultural Rainha da Amazônia Nossa Senhora de Nazaré
- Projeto Social da Basílica Santuário de Nazaré realiza festa junina para idosos da Unidade Nazaré
- Diretoria do Círio divulga alterações em datas e horários de romarias
Porta Central da Basílica Santuário de Nazaré entra em processo de restauro e acesso de fiéis passa a ocorrer pelas portas lateraisProjeto é realizado com patrocínio da Vale via Lei Rouanet


