X
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.

Leia a nossa Política de privacidade na integra.
Aceitar e fechar
 

Casa de Plácido se prepara para acolher romeiros durante o Círio de Nazaré

Notícias do Santuário

25.08.2026 - 14:12:00 | 3 minutos de leitura

Casa de Plácido se prepara para acolher romeiros durante o Círio de Nazaré

Durante o Círio de Nazaré, a Casa de Plácido se transforma em um importante ponto de acolhida para os milhares de romeiros que chegam a Belém após percorrer longas distâncias em cumprimento de promessas. Para garantir o atendimento aos peregrinos, a Pastoral da Acolhida mobiliza voluntários e conta com a solidariedade de pessoas de todo o Brasil por meio de doações.


Desde a inauguração, em 2009, a Casa de Plácido já recebeu milhares de peregrinos. O espaço oferece estrutura para que os romeiros possam descansar, se alimentar e receber os cuidados necessários depois das caminhadas, com refeitório, ambulatório de primeiros socorros, salas de repouso, banheiros e lava-pés.


O trabalho é realizado pelos voluntários da Pastoral da Acolhida, que recebem cada peregrino com atenção e carinho. A iniciativa também reúne histórias de fé, gratidão e testemunhos de graças alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora de Nazaré.


Para manter toda essa estrutura durante o período do Círio, a Casa de Plácido precisa de doações de alimentos, materiais de higiene e limpeza, produtos utilizados nos atendimentos de saúde, itens para a equipe de massagem e outros materiais essenciais para o acolhimento dos romeiros.


Itens necessários para doação:

Equipe de Cozinha

- Alimentos não perecíveis

- Leite líquido

- Água mineral

- Ovos

- Suco

- Massa para bolo

- Manteiga ou margarina

- Creme de leite

- Maisena e aveia

- Biscoitos doces e salgados

- Enlatados em geral

- Charque

 

Equipe de Lava-pés

- Sabonete líquido

- Hidratante

- Luvas descartáveis

- Esponjas

- Toalhinhas de pano

- Escovinha

- Álcool em gel

 

Equipe de Limpeza

- Detergente

- Papel higiênico

- Saco para lixo de 200L e 30L

- Sabão em pó

- Álcool

- Água sanitária

- Papel interfoliado

- Pano de chão

- Limpador multiuso

- Sabonete líquido

- Sabonete em barra

- Creme dental

- Escova de dente

- Luvas (P,M,G)

- Máscaras

 

Equipe da Saúde

- Atadura

- Gases

- Algodão em rolo

- Esparadrapo branco

- Soro fisiológico

- Anti-inflamatórios

- Relaxante muscular

- Anti-histamínico

- Anti-hipertensivo

- Talas de imobilização

- Seringas de 1 ml, 3 ml, 5 ml, 10 ml e 20 ml

- Toucas

- Coletor perfurocortante

- Fitas de glicemia

 

Equipe de Massagem

- Toalhinhas de pano

- Gel de massagem

- Óleo corporal

- Pomada para dor

- Álcool líquido

- Sabonete líquido

- Hidratante corporal

- Papel toalha

- Luvas descartáveis

 

A contribuição de cada pessoa ajuda a garantir que os voluntários tenham os materiais necessários para oferecer acolhimento, alimentação, descanso e cuidados aos romeiros que chegam à Casa de Plácido durante o Círio.


Onde doar: as doações podem ser entregues no atendimento da Casa (CIM) – Coração Imaculado de Maria, localizada na Rua 14 de Março, entre a Gentil Bittencourt e a Alameda Dom Alberto Ramos.

Para quem está em outras localidades, também é possível contribuir por meio do PIX: Para quem está em outras localidades, também é possível contribuir por meio de PIX: Email: ofertas@santuariodenazare.com.br


Texto: Barbara Matoso | Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Foto: Ascom Basílica Santuário de Nazaré
Mais Notícias do Santuário
 
 
Copyright © 2026 - Basílica de Nazaré.
Todos os direitos reservados, navegando no site você aceita a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo