X
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.

Leia a nossa Política de privacidade na integra.
Aceitar e fechar
 

Santuário celebra os 72 anos da coroação pontifícia da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

A imagem foi a quarta a ser coroada por um Papa no Brasil

Notícias do Santuário

15.08.2025 - 08:00:00 | 3 minutos de leitura

Santuário celebra os 72 anos da coroação pontifícia da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Recordamos com júbilo os 72 anos da coroação pontifícia da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, fato registrado na noite do dia 15 de agosto de 1953, delegada pelo Papa Pio XII. A imagem foi a quarta a ser coroada por um Papa no Brasil. Para celebrarmos este momento de profunda devoção e fé, neste artigo você vai conhecer um pouco sobre este momento tão significativo para os devotos de Maria.


Durante a programação do VI Congresso Eucarístico Nacional, realizada no período de 17 a 20 de agosto em Belém do Pará, teve como tema: “A Sagrada Eucaristia, sacramento da unidade e da comunidade”. A celebração da Missa Pontifical aconteceu na Praça do Congresso – atualmente Praça Waldemar Henrique. O local estava lotado por uma multidão que ocupava até as ruas transversais da praça.



(Padre Afonso Di Giorgio ao lado da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré)


Um pequena curiosidade: Anterior a Missa Pontifical, pela manhã, o Papa Pio XII saudou os congressistas por meio de uma transmissão de rádio, em português. Em sua mensagem, exaltou a Eucaristia e destacou a demonstração de amor do povo de Belém e de todo o Brasil à Virgem Maria.


O Legado do Papa – representante do sumo Pontífice em nações estrangeiras - à época fora o Cardeal Álvaro Augusto da Silva, Arcebispo de São Salvador, Primaz do Brasil, acompanhado dos Arcebispos de Belém, Dom Mário de Miranda Vilas-Boas; de Manaus, Dom Alberto Gaudêncio Ramos; do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Jaime Câmara; de São Paulo, Dom Vasconcelos Mota; de Recife, Dom Antônio de Almeida Júnior, além dos 200 bispos e centenas de padres.


Detalhes da coroa e do manto de Nossa Senhora de Nazaré

A coroa foi composta por uma delicada tiara e um belo resplendor de hastes, tudo em ouro, ornadas em pedras preciosas que foram dádivas das famílias paraenses e da colônia de paraenses que moravam no Rio de Janeiro. O manto foi feito em seda branca, trabalhados em filigrana de ouro - técnica de ourivesaria que consiste na aplicação de fios de ouro entrelaçados e soldados delicadamente - e pedras preciosas. Ambas as peças foram confeccionadas no Rio de Janeiro.


Uma curiosidade: Por meio de uma campanha do Padre Barnabita Afonso Maria Di Giorgio, as famílias doaram anéis, colares, alianças de casamento e outros itens de ouro para que pudessem ser derretidos e confeccionada a coroa de Nossa Senhora.


Primeira vez que a Imagem Original é trasladada para fora da Basílica

O fato fez com que a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré saísse da Basílica de Nazaré pela primeira vez desde sua trasladação da antiga matriz para o interior do templo, em 1920. Depois, saiu somente em 1980, durante a visita do Papa João Paulo II a Belém e em 1993, para as comemorações do bicentenário do Círio.


Afinal, o que é a Coroação Pontifícia?

É o reconhecimento que o Papa faz de uma devoção Mariana. Por meio deste ato, o referente título mariano e sua devoção são expandidos para toda a Igreja.  O ato litúrgico da coroação pelo Papa ou por seu legítimo representante oferece-nos a clareza de que não é a Coroação não é uma mera simbologia, mas verdadeira experiência da fé.


Coroar Maria é demonstrar amor e gratidão a Jesus, que nos deu sua mãe no ápice de sua paixão (Cf. Jo 19,27), portanto, a coroação é o reconhecimento de sua maternidade divina. Coroá-la é amá-la.

 

Com informações do Portal A12

 

Texto: Allan Bentes – Ascom Basílica Santuário de Nazaré.

Foto: Imagem Reprodução
Mais Notícias do Santuário
 
 
Copyright © 2026 - Basílica de Nazaré.
Todos os direitos reservados, navegando no site você aceita a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo