X
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.

Leia a nossa Política de privacidade na integra.
Aceitar e fechar
 

Santuário de Nazaré celebra os 102 anos do Título Basilical

A Casa da Rainha da Amazônia foi a 4ª Basílica a ser elevada no Brasil

Notícias do Santuário

21.07.2025 - 14:21:00 | 2 minutos de leitura

Santuário de Nazaré celebra os 102 anos do Título Basilical

19 de julho de 1923 é uma data marcante para os devotos de Maria em Belém do Pará. Neste dia, a Igreja de Nazaré recebeu do Papa Pio XI o título de Basílica Menor. Em 2025, celebram-se os 102 anos desse importante acontecimento.


A história da devoção à Virgem Maria remonta à fundação de Belém, em 1616, quando os portugueses ergueram a cidade de Santa Maria de Belém do Grão-Pará. Desde então, a devoção Mariana estava presente na região e ganhou força por volta de 1700, quando o Plácido encontrou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré às margens do Igarapé Murutucu.


Em 1772, o quinto bispo da Província do Grão-Pará, Dom João Evangelista Pereira da Silva, tomou conhecimento dos fatos que envolviam o achado da imagem encontrada por Plácido, já idoso à época. Foi quando Plácido expressou-lhe a tristeza de não ter ofertado à Virgem “um oratório decente”. A fala deixou o bispo impressionado, que afirmou: “Não podia haver melhor abrigo para a Rainha dos Céus, que o coração daquele humilde!”


O sincero pedido de Plácido foi realizado anos depois, em 1903, com a chegada dos Padres Barnabitas em Belém. Em 1905, receberam de Dom Francisco do Rego a freguesia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro e, em 1909, deram início à construção de uma das mais belas basílicas das Américas.


Mais do que um monumento histórico, a Basílica permanece como sinal vivo da fé de um povo que, há mais de um século, encontra na Virgem de Nazaré sua força e esperança. A história da Igreja na Amazônia passa pelo templo, marcadas nas paredes e, principalmente, no teto, onde está entalhado o momento de elevação: TITULUS BASILICAE - 19 JULII MCMXXIII – que, traduzindo para o Português, significa “título basilical concedido em 19 de julho de 1923”.


Texto: Allan Bentes – Ascom Basílica Santuário de Nazaré.

Fonte: IPHAN e Acervo Histórico dos Padres Barnabitas
Foto: icaro Farias - Ascom Basílica Santuário de Nazaré
Mais Notícias do Santuário
 
 
Copyright © 2026 - Basílica de Nazaré.
Todos os direitos reservados, navegando no site você aceita a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo