X
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.

Leia a nossa Política de privacidade na integra.
Aceitar e fechar
Altares
Na Basílica Santuário de Nazaré, há dez altares dedicados a outros Santos e Devoções.
Capela do Sagrado Coração de Jesus
A imagem do Sagrado Coração de Jesus não é uma criação artística humana. Trata-se de uma revelação divina feita pelo próprio Jesus Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque. Santa Margarida estava em adoração diante do Santíssimo Sacramento quando Jesus lhe apareceu. E ele apareceu da forma como o vemos nas representações do Sagrado Coração e pediu para que ela começasse a divulgar esta devoção. O Coração de Jesus fora do peito é um símbolo gritante do amor de Deus por nós. Foi por causa deste amor que Jesus deu sua vida por cada um de nós.
Capela de Nossa Senhora das Dores
Nossa Senhora das Dores ou Mater Dolorosa (Mãe Dolorosa) é um dos vários títulos que Maria recebeu ao longo da história. Este título em particular refere-se às sete dores que Nossa Senhora sofreu ao longo de sua vida terrestre, principalmente nos momentos da Paixão de Cristo. As dores formam a profecia de Simeão sobre Jesus (Lucas, 2, 34-35), a fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus, 2, 13-21); o desaparecimento do Menino Jesus durante três dias (Lucas, 2, 41-51); o encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas, 23, 27-31); o sofrimento e morte de Jesus na Cruz (João, 19, 25-27); Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus, 27, 55-61) e o sepultamento do corpo do filho no Santo Sepulcro (Lucas, 23, 55-56).
Capela de São José
São José é descendente da casa real de Davi. É o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Nos Evangelhos ele aparece na infância de Jesus, podendo-se ver as citações nos livros de Mateus, Capítulos 1 e 2, e em Lucas, 1 e 2. Na Bíblia, São José é apresentado como um justo. O Evangelho de Mateus descreve a história sob o ponto de vista de José. Já Lucas, narra o tempo de infância do menino Jesus contando com a presença de José.
São José teve papel importantíssimo na formação da personalidade de Jesus enquanto pessoa humana. Claro, Jesus é o Filho de Deus, porém, se analisarmos o comportamento de Jesus pelo ponto de vista humano, veremos que Ele foi um menino e um homem que teve um pai presente, piedoso e influente. Um pai que ensinou ao filho o caminho da justiça, da verdade, do amor e do conhecimento da Palavra de Deus. Não é à toa que São José é chamado de “Justo” desde os Evangelhos.
Capela de Santa Terezinha
Terezinha nasceu em 2 de janeiro de 1873, em Alençom, na França. Era filha de Louis Martim, joalheiro e relojoeiro, e Zélie Guérin, que trabalhava como bordadeira. Um dia, quando Terezinha estava muito doente, ao olhar para a imagem da Imaculada Conceição de Maria, viu a Virgem sorrindo e imediatamente ficou curada.
Após o milagre, Terezinha decidiu entrar para o Carmelo, seguindo suas irmãs. Em maio de 1925, Santa Teresinha foi canonizada pelo Papa Pio XI e, em 1927, foi declara Patrona Universal das Missões, sem nunca ter saído do convento. Em 1997, Santa Teresinha foi declarada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II.
Capela das Bem-Aventuradas
Consideradas as Santas Bem-Aventuradas da Igreja: Santa Tereza, Santa Luzia, Santa Filomena, Santa Catarina de Sena e Santa Rita.
Capela dos Bem-Aventurados
Considerados os Santos Bem-Aventurados da Igreja: São Lázaro, São Basílio, São Judas Tadeu, São Sebastião e São Mauro.
Capela de São Miguel Arcanjo
São Miguel é considerado o guardião celeste, o príncipe e guerreiro, que defende o trono celestial. O Santo Arcanjo também o defensor e protetor do Povo de Deus e Padroeiro da Igreja Católica. São Miguel, conhecido também como o Arcanjo da Justiça e Arcanjo do arrependimento, é o chefe supremo do exército celestial, dos anjos que são fiéis a Deus e grande combatente, vencedor das forças do mal.
Capela de Santo Antônio de Lisboa
Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto do ano de 1195. De família nobre, era filho único de Martinho de Bulhões, oficial do exército de Dom Afonso, e de Tereza Taveira. Sua formação inicial foi feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa.
Protetor das coisas perdidas, dos casamentos e dos pobres, é considerado o Santo dos milagres, realizando muitos ainda em vida. Durante suas pregações nas praças e igrejas, muitos cegos, surdos e doentes ficavam curados. Grande literário, redigiu Sermões e tratados sobre a Quaresma.
Capela de Santo Antônio Maria Zaccaria
Fundador da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo – Padres Barnabitas - Santo Antônio Maria Zaccaria nasceu 1502, em Cremona, norte da Itália. Ao perder o pai muito cedo, teve de sua mãe o grande gesto de amor que consistiu em dedicar-se somente para sua educação, tanto assim que, com apenas 22 anos, já era médico. Ele fazia de sua profissão um apostolado, por isso não cuidava só do corpo, mas também das almas dos seus pacientes.
Chamado por Cristo, ampliou seu apostolado ao ser ordenado sacerdote e, desta forma, pôde testemunhar Jesus e a unidade da Igreja num tempo em que as ciências de fundo pagão, a decadência das ordens religiosas e do clero pediam não uma Reforma Protestante, mas uma santidade transformadora, num dos períodos mais difíceis da Igreja de Cristo.
Depois de muito propagar a devoção a Jesus Eucarístico, aos 37 anos “dormiu” nos braços de sua mãe terrestre e acordar nos braços de sua Mãe Celeste.
Capela do Imaculado Coração de Maria
A memória litúrgica do Imaculado Coração de Maria é comemorada no sábado seguinte à solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebrada na segunda Sexta-feira após a solenidade de Corpus Christi.
A devoção ao Imaculado Coração de Maria remonta aos primórdios da Igreja, com suas raízes nas Sagradas Escrituras. Nelas, encontramos referências ao Imaculado Coração no Evangelho de São Lucas: “Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração” (Lc 2,19). “Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração” (Lc 2,51).
A semente do Evangelho, plantada pelos apóstolos e discípulos de Jesus Cristo, germinou na doutrina dos Santos Padres e desenvolveu-se com os teólogos e místicos da Idade Média. Nos séculos seguintes, surgiram outros grandes devotos do Imaculado Coração de Maria, bem como do Coração de Jesus, como São Bernardo, Santa Gertrudes, Santa Brígida, São Bernardino de Sena e São João Eudes. Este último, foi o maior apóstolo da devoção ao Coração de Maria. Em 1648, o Padre João Eudes obteve do Bispo de Autun, na França, a aprovação da celebração da festa.


 
Copyright © 2025 - Basílica de Nazaré.
Todos os direitos reservados, navegando no site você aceita a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo