X
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.

Leia a nossa Política de privacidade na integra.
Aceitar e fechar
Vocacional
Os chamados a vida presbiteral sentem brotar em seu coração o desejo de ser um alter Christus (outro Cristo).
strategyEtapas Formativas
  • 1. Aspirantado
    Aqui o jovem é chamado a aspirar o que ele busca, isto é visto por meio das formações que ocorrem no seminário.
  • 2. Postulantado
    Após a etapa anterior e certo de que é isso que o vocacionado quer é feito um pedido para ingressar no postulantado, ou seja, é bater na nossa porta e dizer que deseja fazer parte da nossa família. O pedido é oficializado numa Santa Missa.
  • 3. Noviciado
    Tendo concluído o tempo do postulantado (mais ou menos um ano, podendo ser mais de um ano ou em apenas alguns meses), partindo do próprio candidato, ele manifesta por escrito o desejo de fazer o noviciado ou ano canônico (importantíssimo para todos os religiosos). Aqui também o pedido é expresso publicamente na Santa Missa. Detalhe: é de tradição celebrar o Santo Sacrifício e após a Comunhão fazer o Rito da Cruz (todos os barnabitas fazem isso!). Os noviços levam a Cruz até o noviciado donde se conclui a Santa Missa e depositam lá a Cruz de Cristo, que eles todos os dias, devem oscular. Este de fato é um ano canônico, se iniciaram aos 10 de janeiro, concluirão aos 10 de janeiro do próximo ano. A formação aqui é concluída com a profissão religiosa (momento ímpar! É quando nos tornamos de fato um religioso barnabita)
  • 4. Juniorato
    É comum os chamarem de estudantes, pelo fato de que após a profissão eles passam a morar no Estudantado. Por tradição são chamados de Don e é acrescido ao nome de batismo o doce nome da Santíssima Virgem Maria.
  • 5. Formação
    Terminado o estudo da Sagrada Teologia é iniciado o chamado Tremezante, que são os três meses (atualmente são seis) destinados a profissão solene e ordenação diaconal. Posteriormente a todas as etapas o jovem diácono, tendo passado os seis meses canônicos pode ser ordenado sacerdote. Sem embargo, a formação não acaba com a ordenação presbiteral. Há o que é denominado de formação permanente. Tais encontros acontecem, geralmente em Roma, e são propícios à reflexão, atualização e convivência com os demais confrades dos mais diversos países.
churchConheça o Processo Vocacional
Os Padres Barnabitas tem como patrono Santo Antônio Maria Zaccaria, considerado médico do corpo e da alma. Assim sendo, este é o exemplo a ser seguido por aqueles que dedicam-se a tornar-se um sacerdote da Congregação dos Clérigos Regulares: dedicar a sua vida a salvação daqueles que precisam da cura sanada pelo diviníssimo remédio, o incomparável amor de Jesus Cristo. A vida de um candidato ao sacerdócio, bem como a do sacerdote é de constante renúncia. Quiçá impregnado por estes pensamentos foi que Santo Agostinho escreveu, ao se referir aos sacerdotes, anotando que é um serviço de amor.

Saiba as etapas formativas de um escolhido para a vida sacerdotal: As etapas formativas para ser um Padre Barnabita estão estruturadas da seguinte maneira: Vocacionado (fase esta em que o candidato passa a ter os primeiros contatos com a família religiosa por meio dos encontros vocacionais; conhecidos também como despertar vocacional, discernimento vocacional). No entanto, a partir do momento em que o vocacionado ingressa no seminário o ciclo continua como você verá a seguir:
Tire suas Dúvidas
  .
 
Copyright © 2025 - Basílica de Nazaré.
Todos os direitos reservados, navegando no site você aceita a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo