Padres Barnabitas: administrando com amor a Paróquia de Nazaré!
Desde que assumiu a Paróquia de Nazaré, em 1º de janeiro de 1905, a Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo trabalha sempre visando a manutenção da Basílica Santuário e propagação da devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que, com o empenho e a dedicação dos Padres Barnabitas, se tornou a maior manifestação de fé mariana do mundo.
Criada oficialmente em 11 de outubro de 1861 a Paróquia de Nazaré era administrada pelo Clero Diocesano. O primeiro Pároco Barnabita foi Pe. Francisco Richard que tomou posse em 1º de janeiro de 1905.
De lá pra cá muita coisa mudou. A área paroquial que antes compreendia entre os bairros Cremação, Matinha (atual Fátima), São Brás e boa parte da Pedreira, passou por diversas reconfigurações de acordo com a necessidade da Arquidiocese de Belém e hoje tem em sua área de atuação Comunidades localizadas nos seguintes bairros: Cremação, São Brás, Umarizal e Nazaré.
Desde que aqui chegaram os Barnabitas doaram sua vida em prol da evangelização na Amazônia, estes que assumiram tamanha responsabilidade de administrar a Paróquia de Nazaré tomaram pra si também o sonho da construção da Basílica, desejo que com a falta de condições daquela época se tornou possível graças a dedicação dos sacerdotes e a intercessão da Virgem de Nazaré, juntamente com o amor e devoção do povo paraense. Além das centenas de doações que atravessam os mares e assim construíram esta pérola da Amazônia: A Basílica de Nazaré.
Grande em graça e extensão, a Paróquia de Nazaré conta hoje com sete comunidades, localizadas aos arredores da Basílica Santuário.
Sempre operantes, os Padres Barnabitas oferecem inúmeros serviços à população através dos mais de 20 setores entre Pastorais, Movimentos e Ministérios que são atuantes graças aos leigos que generosa e voluntariamente servem a grande e extensa família nazarena, incluindo os milhares de peregrinos, romeiros e devotos que visitam e compartilham o espaço sagrado da Basílica e da Paróquia.