Uma Igreja recebe o título de “Basílica” pelo Papa, devido à sua importância espiritual e histórica para o povo da região na qual é localizada. Tendo em vista a magnitude da expressão da fé e devoção do povo paraense por Nossa Senhora de Nazaré, e sendo a casa da Rainha da Amazônia, é um lugar de acolhimento e de importante significado diante do papel da Igreja Católica no Brasil. Confira um trecho do texto que compõe o documento papal que evidencia o celestial feito: “Existe na cidade de Belém do Pará, Brasil, a igreja paroquial erigida em honra da Virgem, sob a invocação da Bem aventurada Virgem de Nazareth, que, pela imponência da construção, pelo esplendor das obras de arte, pelo brilhantismo do culto, celebérrima outrossim pela frequência e devoção dos fiéis, pode com justiça e direito ser enumerada entre os principais santuários consagrados em terra brasileira, à Bem aventurada Virgem Maria. [...] nos dignemos elevar esta igreja à categoria Basílica”.
Com mais de um século da concessão deste título, a Basílica de Nazaré representa um dos ícones mais significativos que representa a relação de intimidade do povo paraense com a Virgem de Nazaré. Todos os anos, a Igreja recebe milhões de fiéis vindos do mundo inteiro, que buscam conhecer e aproximar-se da padroeira.
A palavra “basílica” vem do latim basilica, que deriva do grego basiliké, que significa “casa real”. No período do Império Romano, era o tribunal de justiça dos cidadãos. Uma basílica é o centro espiritual e evangelizador de uma comunidade e também serve para difundir uma devoção especial à Virgem Maria, a Jesus ou a algum santo.