A cidade encanta por meio das paisagens, cultura singular de um povo que a preserva, ritmos, culinária, pontos turísticos históricos e, principalmente, fé!
Santa Maria de Belém do Grão Pará é devoção. É o calor que emana do esforço de um povo acolhedor, reconhecido pela fé que transformou uma homenagem à padroeira Virgem de Nazaré, na maior manifestação religiosa do mundo. Belém é a cidade da fé por meio do Círio de Nazaré, que durante 15 dias, vivencia a palavra do evangelho em sua totalidade.
Belém é movida pela fé. O mês de outubro traz consigo o sentimento mais genuíno de devoção e amor e os devotos da Virgem preparam suas casas com um dos ícones de evangelização: o cartaz do Círio, este ano tão significativo, por estampar em essência a representação da realidade de diversos belenenses com seus oratórios dedicados a Mãe de Jesus e nossa. Belém é o encontro de religião e cultura, É CULTURA PORQUE É FÉ.
O rio, que também é rua, recebe uma das procissões mais bonitas da programação: a Romaria Fluvial, afinal, Belém é composta por um arquipélago de 42 ilhas que correspondem a 65% do território da capital paraense, onde se desenvolvem atividades econômicas baseadas em pesca, agricultura, extrativismo e o turismo. Segundo o IBGE, a cidade tem cerca de 1,3 milhão de habitantes (último censo de 2022) e é também o polo industrial do estado do Pará.
Belém é gastronomia! Reconhecida pela Unesco como uma cidade criativa da gastronomia, a capital paraense é referência mundial em gastronomia, desde 2015. Pouco antes do segundo domingo de outubro, as ruas começam a ser tomadas pelo cheiro característico da maniçoba e do pato no tucupi, pratos genuinamente regionais e que, tradicionalmente, compõem o famoso almoço do Círio.
Belém é a sede da COP30 em 2025. A Conferência das Partes é o momento em que todos os países do mundo se reúnem para chegar a um acordo sobre as formas de lidar com a crise climática entre outras medidas assinadas no Acordo de Paris, em 2015.
Belém é a cidade da fé, da cultura, do povo devoto da Rainha da Amazônia e que mantém viva a história da cidade das mangueiras.